terça-feira, 6 de novembro de 2007

POESIAS

A obra poética de Carlos Drummond de Andrade, apresenta um equilíbrio entre o presente e o passado, assimilado eo superado, atingindo assim, um dos pontos mais altos da lírica brasileira. Com isso, os pricipais historiadores situa sua poesia na 2ª fase do Modernismo no Brasil.
Algumas Poesias:
Alguma Poesia (1930), Brejo das Almas (1934), Sentimento do Mundo (1940), Poesias (1942), A rosa do Povo (1945), Poesia até agora (1948), Claro Enigma (1951), Viola de Bolso (1952), Fazendeiro do Ar e Poesia até agora (1953), Poemas (1959), Lição de Coisas (1962), Boitempo (1968), Menino Antigo (1973), A Paixão Medida (1980); Corpo (1984), Amar se aprende amando (1985).
O Sentimento do Mundo - Carlos Drummond de Andrade

Tenho apenas duas mãos
e o sentimento do mundo,
mas estou cheio escravos,
minhas lembranças escorrem
e o corpo transige na confluência do amor.
Quando me levantar,
o céu estará morto e saqueado,
eu mesmo estarei morto,
morto meu desejo,
morto o pântano sem acordes.
Os camaradas não disseram
que havia uma guerra
e era necessário trazer fogo e alimento.
Sinto-me disperso,
anterior a fronteiras,
humildemente vos peço que me perdoeis.
Quando os corpos passarem,
eu ficarei sozinho
desfiando a recordação do sineiro,
da viúva e do microcopista
que habitavam a barraca
e não foram encontrados
ao amanhecer
esse amanhecer
mais noite que a noite.

(poema: Sentimento do Mundo, de Carlos Drummond de Andrade)
BIBLIOGRAFIA:

Um comentário:

OFICINA DE IDÉIAS E REFLEXÕES disse...

Para entender e sentir a poesia de poetas como Drummond é preciso fechar os olhos humanos e abrir os olhos da alma!!
Lucineide

"Eu acredito que a poesia tenha sido uma vocação, embora não tenha sido uma vocação desenvolvida conscientemente ou intencionalmente. Minha motivação foi esta: tentar resolver, através de versos, problemas existenciais internos. São problemas de angústia, incompreensão e inadaptação ao mundo."(Carlos Drummond)